Vem com a gente que o assunto de hoje é bom demais! Vamos falar sobre o tipo ‘One Way Lease’ que são vendidos como novos. O motivo? Eles possuem apenas alguns detalhes na pintura e as unidades foram utilizadas em apenas uma viagem para transporte de cargas. Em livre tradução, o termo significa “locação de sentido único”. Ok, mas na prática, o que isso quer dizer?
Basicamente, que você pode alugar um container sem a obrigação de devolvê-lo no porto de origem, podendo entregá-lo no de destino.
Por exemplo: faz de conta que a empresa precisa deslocar uma carga saindo do um lugar X com destino ao lugar Y. Não há necessidade de trazer o container de volta para entregá-lo no lugar X. Portanto, a devolução pode ser feita no lugar Y e isso, por mais simples que pareça, traz bastante vantagem. E aí, deu pra entender? Incrível demais, né?
A locação de container marítimo – One Way Lease é uma solução customizada, ou seja, ideal para evitar custos. Até porque, no comércio exterior existem muitas taxas durante o processo logístico.
A modalidade One Way Lease é vantajosa, tanto para locatário, quanto para locador. A saber, atualmente há uma defasagem na quantidade de containers em circulação.
Assim sendo, não precisar trazer o container de volta ao porto de origem é uma forma de suprir a falta do armador. Afinal, num contexto de alta demanda, não seria vantajoso para ninguém um container circulando vazio.
E aí, deu pra entender? Incrível demais, né?
Gostou e quer acompanhar mais sobre o mundo dos containers? Acompanhe o nosso blog!