Chega mais que lá vem história! E a pauta de hoje é sobre a construção modular. E aí, já ouviu falar?
A construção modular vem conquistando seu espaço a cada ano em diferentes lugares do mundo e, no Brasil, esta modalidade também começa a se expandir gradativamente e com resultados surpreendentes.
Mesmo sendo considerada uma alternativa recente e moderna, ela tem ganhado cada vez mais recursos, métodos e ferramentas inovadoras. Ou seja, tornando o modelo ainda mais eficiente, inteligente e sustentável quando comparado às construções convencionais.
E assim como existem infinitas possibilidades de se construir utilizando métodos construtivos tradicionais, com a arquitetura modular não seria diferente. A tecnologia possui um vasto leque de opções e permite a construção de diferentes obras a partir de dois métodos chamados: construção modular tradicional e construção modular off-site.
Em resumo, a construção modular tradicional consiste em uma estrutura composta por painéis modulares que se encaixam e são montados dentro do canteiro de obras, de forma planejada para reduzir o desperdício de materiais. E aí, deu pra entender?
Portanto, o método de construção modular off-site, consiste na fabricação fora do canteiro de obras de módulos transportáveis prontos para uso.
Sendo assim, a única diferença entre esses processos está na forma como são produzidos e montados. Enquanto na construção modular tradicional os materiais são levados para o local da obra em partes pré-fabricadas que serão montadas posteriormente. As construções modulares off-site são fabricadas inteiramente na fábrica e já saem montadas com todos os itens (luminárias, louças, metais, revestimentos, divisórias) e prontas para utilização, restando somente a finalização da instalação na obra.
Incrível demais esse assunto, né? Quer saber mais sobre container? Acompanha o nosso blog!